Moema, todos sabemos, é o nome de um bairro da Zona Sul de São Paulo. Um nome exótico para um bairro rico médio... De onde vem o nome? Fui ao Wikipédia para uma rápida pesquisa. Descobri que no poema "Caramuru" (1781), do Frei Santa Rita Durão, "moema" designava doçura. Porém, segundo o mesmo verbete da enciclopédia, o termo vem do tupi-guarani e significa mentira, falsidade, calúnia.
O Frei e os paulistanos entenderam como doçura o que os Tupi-guarani tratavam como mentira, falsidade, calúnia... Não é esse tremendo e perverso mal entendido, literalmente, o dia do índio? E de modo geral, todo a homenagem e bom tratamento que o Estado brasileiro acredita oferecer aos índios?
"(E)mo’ema" em tupi antigo era "mentira", mas já se sabia disso desde o começo, como está registrado já na "Arte da Lingoa" do Anchieta (o primeiro grande trabalho de tupi). Foi por isso mesmo que o Frei Durão, católico, deu esse nome pra personagem: porque ela é amante ilegítima de Diogo, representa a "mentira" do amor profano, fora do casamento (e por isso dá em tragédia).
ResponderExcluirFoi só bem depois que apareceu essa história de "moema" querer dizer "doçura" – talvez (estou especulando) porque o Povoado do Doce, em Minas, tendo adotado o nome da personagem, não quisesse admitir que agora a cidade se chama “mentira”?… O bairro de São Paulo também é uma referência recente à personagem.